Ter cabelos bonitos, fortes e saudáveis é o desejo de muitas pessoas. Entretanto, a queda de cabelo pode minar esse sonho. Quando ela é acentuada, causa falhas no couro cabeludo, deixando as madeixas mais ralas.
Essa situação pode abalar a autoestima, especialmente das mulheres. A boa notícia é que existe uma solução acessível: o minoxidil. Você já ouviu falar desse fármaco? Ele é um grande aliado no combate à queda de cabelo.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura. Neste post, contamos como o medicamento pode ajudar a ter as madeixas mais bonitas e volumosas.
O que é minoxidil?
O minoxidil é uma substância vasodilatadora. Ou seja, auxilia no processo de dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação. Por essa razão, antes sua prescrição se restringia ao tratamento de pacientes com hipertensão.
No entanto, após observar que o crescimento do cabelo e pelos do corpo era um efeito secundário do medicamento, ele passou a ser indicado também para tratar a queda capilar.
Vale dizer que o minoxidil para hipertensos é utilizado na apresentação de comprimidos. Já nos casos de queda capilar, ele deve ser usado em loções e outros produtos manipulados para passar no couro cabeludo.
Como o minoxidil age?
Segundo estudos, ainda não se sabe bem como é o mecanismo de ação do minoxidil para o tratamento da queda capilar, embora seu efeito em relação ao crescimento do cabelo seja conhecido há mais de 30 anos.
Acredita-se que a substância antecipa a troca de fios. Por isso, é comum a impressão que os pacientes têm de que o remédio piora a queda capilar nas primeiras semanas.
Contudo, esse processo estimula o desenvolvimento de novos fios. Além disso, o medicamento prolonga a fase de crescimento do cabelo e aumenta o tamanho do folículo capilar.
Há também evidências de estimulação da proliferação celular e vascularização do local, o que também pode causar efeitos positivos no combate à queda de cabelo.
Quem pode usar e quais são as contraindicações?
Agora que você já sabe o que é e como age o minoxidil, deve entender quem pode usar o medicamento para queda de cabelo. A princípio, homens e mulheres adultos que apresentam perda gradual de fios, especialmente na parte superior do couro cabeludo, ou madeixas ralas podem se beneficiar da substância.
Porém, existem algumas contraindicações, como mulheres grávidas ou em amamentação, e pessoas que tenham alergia ao minoxidil ou outro componente da fórmula. Outra orientação é de que mulheres não devem usar a solução na concentração de 5%, somente sob prescrição médica.
No caso, a indicação mais adequada pode ser com menores percentuais do fármaco. Ademais, por conter álcool em sua formulação, existe a contraindicação para pessoas em tratamento de alcoolismo, que utilizam medicamentos como o Dissulfiram.
Existe efeito colateral?
Após entender as contraindicações do minoxidil, é importante que você saiba os efeitos colaterais que o medicamento pode promover. Geralmente, a substância é bem tolerada pelo organismo. No entanto, pode acontecer:
- coceira;
- pele seca;
- reação alérgica local;
- descamação do couro cabeludo;
- crescimento indesejado de pelos.
Portanto, ao utilizá-lo, é preciso acompanhar qualquer alteração e informar ao médico, se for o caso.
Em quanto tempo o tratamento surte efeito?
Ao fazer o tratamento, é comum querer que os resultados apareçam quanto antes, não é mesmo? Por isso, é interessante entender em quanto tempo se pode esperar os efeitos do minoxidil.
Normalmente, os resultados podem ser vistos a partir do 2º mês de aplicação diária e o efeito máximo pode ser notado entre 4 e 12 meses. Como dissemos, é comum que haja queda de cabelo nas primeiras semanas. Mas, se o sintoma persistir, é fundamental retornar ao médico.
Como usar o minoxidil?
Como você viu, o minoxidil para tratamento de queda capilar costuma ser utilizado como loção. Dessa maneira, deve ser aplicado diretamente no couro cabeludo limpo e seco, massageando com as pontas dos dedos sobre a área a ser tratada.
Ainda, não é recomendado pentear os cabelos em um prazo de 2 horas após a aplicação da solução e nem lavar os fios pelas próximas 4 horas. Se o couro cabeludo estiver ferido, é importante suspender o uso até a cicatrização da lesão.
Se o produto escorrer para outras áreas durante a aplicação, deve-se lavar os locais imediatamente. Em relação à dosagem e frequência de uso, é preciso consultar um médico dermatologista para receber a prescrição conforme seu caso.
Como você conferiu, o minoxidil é um medicamento aliado no combate à queda de cabelo. Contudo, é preciso saber que a qualidade do composto interfere na eficácia do tratamento. Para garantir os melhores resultados, conte com os produtos da Manipulação Farmácia SP, ricos em compostos e produzidos sob rigorosos critérios de qualidade.
Quer conferir as melhores dicas de saúde, beleza e bem-estar em primeira mão? Assine nossa newsletter e receba as novidades diretamente na sua caixa de e-mail!